quarta-feira, 2 de abril de 2014

A bicicleta e a poluição

Após muito reclamar do metrô e xingar os governantes pelo caos do transporte público em São Paulo, vim de bike hoje.

Olhei a previsão do tempo, que dizia que hoje iria chover 10mm. É bastante coisa se chover tudo de uma vez, na mesma região.

O meu primeiro pensamento foi que eu deveria vir de metrô, já que tem previsão de chuva. E imediatamente lembrei do metrô rodando com velocidade reduzida, mais cheio e com os passageiros molhados e cheirosos.

Não... Melhor arriscar e vir pedalando.

O tempo estava fresco pela manhã. O trânsito, caótico como sempre. Mas o principal problema foi a poluição.

Nossa, que poluição!! O negócio está tão tenso que dá pra ver uma camada cinza cobrindo o horizonte como se fosse um manto.

Bebi água todas as vezes que pude, e fiquei feliz de saber que eu não contribuo com a poluição 2 vezes: primeiro não comendo carne (vocês sabiam que a produção de carnes e laticínios é a principal causa de poluição?) e segundo não vindo de carro para o trabalho.

Tem gente que diz que a gente respira mais poluição quando anda de bicicleta. Sabe o que eu acho? Eu nem ligo. O importante é fazer o que nos dá satisfação.

No mais, é isso... Não ando lendo nem ouvindo nada.... Ando só esperando pela chuva que vai dissolver o manto cinza e deixar tudo mais respirável.

2 comentários:

  1. Há várias pesquisas para descobrir quem respira mais poluição. Li seu texto e lembrei desta matéria de 2011: http://g1.globo.com/sao-paulo/respirar/noticia/2011/04/motoristas-inalam-mais-poluicao-dentro-do-carro-que-um-ciclista.html.
    Nesse texto, o ciclista foi pelas vias mais arborizadas e, por isso, respirou menos poluição. Mas temos que considerar também o fato de ficarmos menos tempo no trânsito do que os motoristas. Às 18h, atravesso a Av. Paulista em 15-20 minutos, num ritmo beeeem tranquilo. Já os motoristas ficam ali por, pelo menos, 40 minutos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tinha lido essa reportagem, mas considerando que as vias estão cada vez menos arborizadas, não sei se ela está válida... Eu demoro cerca de 1 hora no trajeto. De carro, certamente demoraria mais. Mas e vindo de metrô? Quando de poluição eu respiro?? Não sei...

      Enquanto isso, nada de chuva pra baixar a poeira cinza que encobre São Paulo.

      Excluir