sexta-feira, 14 de março de 2014

Escolhas

Em abril de 2013 comecei a trabalhar na Avenida Paulista.

Eu, que moro na zona norte de SP, tenho algumas opções para vir pra cá:

- Carro: nunca vim. Tenho o meu carro mas raramente uso durante a semana. Acho totalmente inviável vir para a Paulista dirigindo porque, além do trânsito infernal, eu ainda me torno um monstro assassino ao volante. Melhor evitar.

- Ônibus + metrô: só tem uma linha de ônibus que passa na rua de casa. O busão passa sei lá a cada quanto tempo, então quando venho com esse modal costumo caminhar até um ponto onde eu tenha mais opções. Sendo assim, o modal é na verdade 10 min caminhada + busão + metrô. E o ônibus costuma demorar uns 30 minutos ou mais para chegar ao metrô Santana. Somado com o tempo da caminhada e do metrô, dá cerca de 1h30. Demora muito e os ônibus ficam muito cheios e lentos, então eu somente uso esse modal quando vou trabalhar em horários alternativos.

- Carona + metrô: é o modal que mais utilizo. Marido me deixa no metrô e eu venho até aqui na lata de sardinha. Demoro entre 15 e 20 minutos para chegar ao metrô, e mais uns 40 minutos para chegar à Paulista.

- Carro + metrô: uso somente em caso de extrema necessidade pois o estacionamento do metrô é nada menos que R$ 24,00 a diária. Acho um assalto à mão armada e só utilizo quando vou ficar sem carona na ida e na volta, o que raramente acontece.

- Taxi + metrô: utilizo quando não há possibilidade de carona em uma das viagens (ida ou volta). Pago cerca de R$ 15,00 até o metrô. Demora uns 5 minutos para o taxi chegar, após chamá-lo pelos APPs EasyTaxi ou 99 Taxis, ou ainda por telefone, pela Lider Taxi. E mais os 15 a 20 minutos até o metrô, e os 40 minutos até a Paulista.

- Bicicleta: utilizo quando a preguiça não me vence, quando não estou em período menstrual (oi? Pois é... Depois eu explico), quando não vai chover e quando estou inspirada. É o melhor modal ever. Não gasto nada, faço um exercício, queimo gorduras, chego feliz e não dependo de carona nem fico entalada na lata de sardinha do metrô. Demoro entre 50 minutos e 1 hora.

Aí eu me pergunto: se de todos os modais a bicicleta é o melhor, por que eu não a utilizo todos os dias?

Boa pergunta.

Posso dizer que a "zona de conforto" me diz que é "melhor" utilizar o metrô lotado e lerdo, e algumas vezes fedido, depender de carona na ida e na volta e ainda gastar R$ 6,00 da passagem do metrô do que pegar minha bike e vir feliz da vida. Vai entender....

Não dá pra entender, né? Então leia este post que fala sobre zona de conforto.

Beijinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário